terça-feira, 17 de julho de 2007

A Ibéria só existia nos livros do Asterix


Saramago, brindou-nos com mais uma provocação barata. Apesar de lhe reconhecer genialidade na escrita, já não há pachorra para divagações como a entrevista ao Diário de Noticias. E encontrei num blog espanhol, exactamente aquilo que eu penso que os Espanhóis pensam de nós:

“Personalmente pienso que este señor, por muy Premio Nobel que sea, le esta afectando el paso de los años (ya tiene una edad) y esta desvariando.

Simplemente es una barbaridad todo eso que dice pues, en primer lugar, ya tenemos en España suficientes problemas sociales y diferencias entre regiones (o naciones, como algunos pretenden llamarlas ahora) como para que tengamos que pelearnos con diez millones de personas mas. Ademas pretende que, por ser la "comunidad" de mayor poblacion y superficie, tendría algo más de ventajas sobre las comunidades actuales (lo que nos faltaba).

Desde luego, Portugal saldría beneficiada sobre todo a nivel económico y España podría tener una mayor relevancia a nivel internacional... y tendría toallas mas baratas. “

1 comentário:

Anónimo disse...

O próprio senhor já afirmou que escreve como profissão, e pronto. Lá porque o faz bem (sem dúvida!), não quer dizer o que pensa e diz tenha a qualidade da sua escrita.

Saramago recebeu o Nobel da Literatura. Não lhe foi reconhecida excelência em mais nada - apenas na escrita. Vale a pena, então, dar atenção a tudo o que diz?