domingo, 25 de maio de 2008

James McGee


A História é rica em diplomatas heróis que mudaram, e muitas vezes salvaram, a vida de muitas pessoas. Trabalham normalmente pela calada e fazem uso permanente de conhecimentos, influências e muito pragmatismo. Conseguem o que querem de tanto conhecer os buracos do regime. Mas há outros que desafiam de frente os tiranos. Como se esquecessem que vivem no território adverso.

Diplomacia no Zimbawe será diferente da que é feita entre o “glamour” das festas do primeiro mundo. Entre diplomatas com funções em países difíceis, escolhidos certamente muito pouco ao acaso, destacam-se alguns na coragem e perseverança.

Mugabe, depois de martelar resultados da primeira volta, começa agora a segunda, apresentando ao mundo novo herói. Chama-se James McGee, é ex-combatente da força aérea americana no Vietname e cometeu o hediondo crime de visitar no hospital as vítimas da violência em que resultou a primeira volta. Já foi ameaçado de expulsão por ingerência em assuntos internos do país. Os próximos dias dirão se faz as malas e volta para casa e para a reforma vitalícia, ou se fica e continua dignificar toda a humanidade.

Sem comentários: